Mapas ancestrais nas práticas integrativas
- Cássia Fang
- 29 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 31 de out. de 2024
Práticas integrativas que se baseiam em mapas ancestrais permitem tratamentos mais personalizados.

Os mapas ancestrais são frutos de conhecimentos antigos que relacionam os ciclos de vida aos ciclos energéticos à nossa volta. Eles podem servir de referência para entendermos as energias que estimulam nosso campo energético pessoal, por correspondência aos elementos que configuram o sistema solar na data e hora de nosso nascimento e ao movimento energético característico do dia e mês em que nascemos.
Na Alquimia Floral, o Mapa Natal é abordado sob o prisma da Astrologia Alquímica e da astrologia médica. O mapa serve como referencial para autoconhecimento e para tratamentos com florais alquímicos. As casas astrológicas, os planetas e os signos representados no nosso mapa estão relacionados aos componentes da nossa Árvore da Vida, uma representação simbólica dos nossos chakras, das três substâncias que estruturam nosso corpo físico-mental-emocional-energético (sulphur, sal e mercurius) e do equilíbrio dos quatro elementos que compõe a bioquímica do nosso corpo (fogo, terra, água e ar).
Cada elemento do Mapa Natal está representado nas essências florais zodiacais do sistema de florais AlkhemyLab e seu uso nos tratamentos florais alquímicos se assemelham à forma como a medicina antiga associava questões médicas com conhecimentos astrológicos. Estas essências são elaboradas com flores e minerais, cujo efeito vibracional atua no nosso campo eletromagnético individual para nutrir, fortalecer e favorecer uma percepção mais consciente e autônoma sobre aquilo que está sendo tratado.
Na Astrosofia (filosofia dos astros), o estudo do Chakra do Tempo utiliza os mapas de Descendência Solar, Descendência Lunar e do Tempo de Mercúrio para compreendermos nossa relação com o tempo/espaço, compreendermos os movimentos energéticos que mudam conforme o passar dos ciclos de vida e como podemos acessar esses estímulos energéticos de uma forma mais autônoma e fluida para mantermos a vida em movimento e não em estagnação.
O uso dos mapas nos cuidados da saúde integral e nas práticas integrativas possibilita tratamentos mais personalizados, porque considera não somente a anatomia energética comum a todos nós, mas as particularidades que temos em nosso campo energético a partir do dia e mês de nascimento, em sua representação mais lógica dos astros (Mapa Natal) e no movimento e enredo energéticos que mobilizam a nossa construção de vida (Chakra do Tempo).
Essa compreensão traz riqueza de detalhes para tratarmos quadros de doença ou de desequilíbrio e até mesmo para medidas preventivas na nossa Saúde Integral, porque abordam os estímulos energéticos que muitas vezes são insconscientes para nós, mas que mobilizam efeitos em nosso comportamento, emoções, corpo físico e na nossa saúde de forma geral.
Conheça mais sobre as práticas integrativas e energéticos que usam mapas ancestrais para personalizar seus tratamentos e promover a sua Saúde Integral.