Energia e autoconhecimento.
- Cássia Fang
- 30 de out. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 31 de out. de 2024
Entenda a importância dos cuidados energéticos para potencializar o seu autoconhecimento.

Ao redor do nosso corpo físico temos um campo energético, invísível aos olhos, mas em constante movimento e interligado aos nossos órgãos físicos, aos órgãos sutis (os Chakras) e também à nossa mente e emoções. Não percebemos tão claramente o funcionamento de nossas energias, mas seus efeitos sim. Queixas, angústias, frustrações, decepções, fracassos e doenças sinalizam energias desarmônicas em algum ponto do nosso campo energético e elas estão intrínsecas aos demais motivos que fazem esses desequilíbrios permanecerem em nossas vidas.
Nossas energias servem como um combustível para colocarmos a vida em prática, participando da construção da nossa personalidade e das estratégias e metodologias para aprendermos e amadurecermos. Elas estão constantemente atraindo e refratando energias dos campos energéticos à nossa volta e, a depender do nosso equilíbrio energético, a vida pode se estabelecer por uma via mais densa, repetitiva e estagnada, ou por uma via mais sutil, fluida e harmônica.
Uma das formas de atuarmos sobre nossas energias é manter hábitos de limpeza energética. Por ser uma parte do nosso corpo que interage constantemente com o ambiente à nossa volta e assimila energeticamente conteúdos de outras pessoas e lugares, esses hábitos são importantes para eliminar acúmulo de densidade do corpo e manter o fluxo de energia. Tendo um campo energético mais limpo e bem cuidado, fortalecemos a nossa forma de reagir ao que vem do meio externo.
Outra forma, complementar e mais profunda em relação à primeira, é compreendermos as particularidades do nosso campo energético, que dizem respeito à nossa forma de aprender, construir e amadurecer. Aqui não somente olhamos a anatomia do corpo energético comum a todos os seres humanos, mas também os movimentos energéticos que sinalizam uma forma mais autômoma e fluida de colocarmos a vida em prática. Esse movimento não é igual para todos e pode muito explicar nossos desconfortos e sofrimentos.
O autoconhecimento por si só é extremamente importante e fundamental para o processo de amadurecimento e se você já faz algum trabalho terapêutico deste tipo, parabéns! Se você busca se aprofundar ainda mais e, ao mesmo tempo, zelar da sua saúde integral, trabalhar suas energias também é fundamental.
Algumas práticas integrativas assumem o propósito de cuidar e se aprofundar nas energias e elas podem contribuir para:
Facilitar o processo de percepção, elaboração e mudanças no trabalho de psicoterapia, porque sofrimento e sintomas são energias estagnadas no campo eletromagnético pessoal; ao retomarmos o fluxo de energia, nos sentimos mais fortalecidos para analisar nossos comportamentos e emoções.
Nos preparar para vivenciarmos novas fases de vida ou épocas do ano em que já sabemos serem mais desafiadoras para nós e que, portanto, demandarão mais de nossas condições de saúde e emocionais . Um campo energético mais limpo e alinhado fortalece o corpo como um todo e dificulta a interferência de energias densas assimiladas do ambiente externo. Ele também facilita o reconhecimento e a assimilação de energias mais positivas que estão ao nosso redor e que contribuem para o nosso crescimento.
Conhecermos as energias que interagem com o nosso campo energético pessoal, mesmo que de forma inconsciente. Estudos alquímicos-astrosóficos apresentam a influência da energia dos astros e da energia do dia e mês de nascimento em uma visão profunda da dinâmica da vida regida por um determinado combustível energético. A partir deste olhar, é possível ampliarmos o referencial que sustenta o nosso autoconhecimento e acessarmos essas energias de forma mais consciente e positiva.